Prontuário digital - Medicina 2.0
KUBBO Saúde

A Web 2.0 alterou a forma como as pessoas se relacionam dentro das redes. Uma de suas principais características é a construção de um espaço que permite a troca de conteúdos entre diferentes indivíduos. Foi essa singularidade da internet que permitiu o surgimento de uma nova relação médico-paciente, o SRES - Sistema de Registro Eletrônico em Saúde ou Prontuário Digital de Saúde - um modelo de prontuário médico compartilhado (web-based) que vem ganhando força em todo o mundo.

Mais que uma simples mudança tecnológica, o modelo promove uma efetiva transformação na rotina de trabalho de profissionais de saúde. Prontuários Digitais traçam um histórico online, deixando de tornar o diagnóstico sempre uma decisão baseada em fatos e sintomas parciais isolados. Ao compilar todas as informações dos pacientes num mesmo local, médico e paciente tem acesso integral a todas as informações já obtidas e diagnosticadas. Uma estrutura eletrônica para manutenção de informação sobre o estado de saúde e o cuidado recebido por um indivíduo durante todo seu tempo de vida, formando-se, assim, detalhada linha do tempo personalizada possível de ser consultada a qualquer hora e lugar por ambas as partes.

Prontuários Digitais tem como essência a medicina participativa, o atendimento da saúde depende da parceria e do respeito mútuo entre profissionais de saúde e os pacientes. Médicos podem se surpreender positivamente com seu novo
fluxo de trabalho, clareza, segurança e confidencialidade de dados, entre outros inúmeros benefícios.

Corporações e governo, gradualmente, passam a tirar proveito dessa forma de assistência médica como uma nova e inestimável fonte de valor de dados agregados, com uma visão total do estado de saúde de seus funcionários e/ou populações.

Seguindo exemplos de outros países já avançados no conceito, está na hora de o Brasil entrar na onda da medicina 2.0.

Gostou? Compartilhe!

Facebook Email

Comentários (0)

Campos marcados com * são de preenchimento obrigatório

Digite os caracteres da imagem no campo abaixo