26/05 - Dia Nacional de Combate ao Glaucoma!
O glaucoma é considerado a maior causa de cegueira irreversível no mundo.
É uma doença silenciosa, para ser detectado, é preciso prevenir. Portanto é necessário um exame oftalmológico cuidadoso em que o médico faz a medida da pressão intraocular, o exame do fundo de olho e, quando necessário, o campo visual.
Existem fatores de risco que favorecem o aparecimento da doença, como idade avançada, hipertensão arterial, miopia elevada, raça negra e hereditariedade (transmissão para pessoas da mesma família). Há, no momento, uma ampla discussão sobre a possibilidade do “diabetes mellitus” ser ou não um fator de risco.
O primeiro sinal da doença é a visão periférica ou lateral prejudicada. Seguido de visão turva, náuseas, dores de cabeça e “luzes” brilhantes.
Quanto mais rápido for o diagnóstico, maiores serão as chances de se evitar a perda da visão.
O glaucoma pode ser tratado, mas não curado. O dano ao nervo óptico não pode ser revertido.
O tratamento do glaucoma tem por objetivo a diminuição da pressão intraocular até os níveis indicados para aquela pessoa, individualmente. Muitas vezes, somente o uso de colírios específicos resolve o problema. Caso não houver êxito, a cirurgia é indicada.
Não espere os sintomas aparecerem, a prevenção deve começar logo, ainda mais tendo histórico familiar de glaucoma ou está há tempos sem passar por um exame oftalmológico.