Acesse sua conta KUBBO

Esqueceu ou não possui senha?

Consulta KUBBO

03/06/2016 | Kubbo

06/06 - Dia Nacional de Luta contra Queimaduras!

06/06 - Dia Nacional de Luta contra Queimaduras!

Queimadura é a lesão na pele provocada geralmente pelo calor, mas também pode ser provocada pelo frio, pela eletricidade, por certos produtos químicos, por radiações e até fricções. A pele pode ser destruída parcialmente ou totalmente, atingindo desde pelos até músculos e ossos.

São classificadas como queimadura de:

1º grau atinge a camada mais superficial da pele, a epiderme, e se traduz como uma lesão vermelha, quente e dolorosa. A queimadura solar é um exemplo.

2º grau superficial gera bolhas e muita dor; já a de 2º grau profunda é menos dolorosa, a base da bolha é branca e seca. Pode gerar repercussões sistêmicas e causar cicatrizes.

3º grau é indolor, acomete todas as camadas da pele, podendo chegar até aos ossos e gerar sérias deformidades.

Após a queimadura lave o local com água fria e corrente imediatamente, e, se possível, deixe alguns minutos na água para diminuir a temperatura local. Se for o caso procure um especialista para fazer avaliação, não coloque nada no local, como:

  • Nunca aplicar sal, açúcar, pasta de dente, pomadas ou qualquer outro produto caseiro, pois eles podem complicar a queimadura e dificultar o diagnóstico;
  • Não aplicar gelo diretamente sobre o local afetado;
  • Evitar pomadas ou remédios naturais, assim como qualquer medicação não prescrita por médicos;
  • Em caso de ingestão de produtos cáusticos ou queimaduras em boca e olhos, lavar o local com bastante água corrente e procurar o pronto-socorro;
  • Não tocar a área afetada.
  • Não tentar retirar pedaços de roupa grudados na pele. Se necessário, recortar em volta da roupa que está aderida a pele queimada.
  • Não cobrir a queimadura com algodão.

O tratamento irá depender do tipo de queimadura.

Porém, o melhor tratamento sempre é a prevenção. A maioria dos acidentes envolvendo queimaduras, principalmente, infantis, acontece em casa, com a presença de adultos. Sempre lembrar que lugar de criança não é na cozinha. Vale reforçar algumas dicas como: nunca cozinhar com criança no colo, manter as panelas no fogão sempre com os cabos voltados para dentro, proteger tomadas, entre outros cuidados básicos são essenciais para evitar acidentes, salientando que com a chegada das festas juninas, as pessoas devem evitar segurar os fogos de artifício na mão, afastar as crianças dos fogos, comprar materiais de marcas com procedência e, em casos de acidentes, procurar imediatamente atendimento médico.

Gostou? Compartilhe!