Doenças do Sangue!
O sangue cumpre funções essenciais enquanto circula pelo corpo humano.
Existem várias doenças que afetam o sangue e por isso pode afetar qualquer parte da composição do sangue, desde os glóbulos vermelhos que são responsáveis pelo transporte de oxigênio, aos glóbulos brancos, que combatem infecções. É possível ainda que atinjam as plaquetas que ajudam na coagulação do sangue. Algumas são facilmente tratadas, mas outras podem ser fatais.
Um simples exame de sangue pode ajudar a identificar as mais variadas doenças.
O exame de sangue anual é uma estratégia simples e poderosa para ajudar na prevenção de problemas e doenças no sangue. Através dele é possível avaliar cuidadosamente o estado geral de saúde e conferir sinais de alerta que precedem o desenvolvimento de doenças graves, como diabetes ou doenças cardíacas.
Tipos de doenças do sangue
Anemia
Caracterizada pela baixa concentração de hemoglobina no sangue. Pode ser causadas por hemorragias intensas, pela destruição acelerada das hemácias, pela produção insuficiente de glóbulos vermelhos na medula óssea ou pela produção de glóbulos vermelhos com pouca hemoglobina. Este último exemplo é a causa mais frequente de anemia, principalmente na infância, ocasionada pela insuficiência de ferro na alimentação, uma vez que o ferro é um componente importante na formação da hemoglobina.
Anemia falciforme
Trata-se de um tipo de anemia caracterizada pela forma incomum das hemácias que tem a forma de foice. É decorrente de uma mutação genética que impede que todo o oxigênio necessário seja carregado para os tecidos.
Transtornos das plaquetas
As plaquetas sanguíneas são as primeiras a responder em caso de cortes ou outras lesões. As pessoas que possuem transtornos de plaquetas geralmente não as possuem um número suficiente, ou tem em excesso ou contém plaquetas que não coagulam corretamente. Enquanto ter poucas plaquetas é perigoso porque um pequeno ferimento é capaz de causar grave perda de sangue, ter muitas coloca a pessoa em maior risco de coágulos.
Distúrbios das células sanguíneas
Essas desordens afetam as células brancas do sangue. Ocorrem quando a medula óssea produz muitos ou poucos glóbulos brancos. O baixo número significa que o corpo é incapaz de lutar contra infecções, enquanto um grande número é capaz de indicar leucemia e infecções ou doenças como sarampo e coqueluche.