21/06 - Dia Nacional de Controle da Asma!
A data tem o objetivo de chamar a atenção para a doença, que piora com a chegada do inverno. Mas, o que é asma?
A asma é uma doença inflamatória que acomete as vias respiratórias, e é caracterizada pela falta de ar, chiado no peito e tosse. Geralmente esses sintomas são percebidos durante as crises sofridas pelos asmáticos. As crises são geradas pelos chamados “gatilhos”, ou fatores desencadeantes, como o uso de cosméticos com cheiro forte, produtos de limpeza, exposição ao mofo ou contato direto com os animais. A queda da temperatura também é considerada um gatilho para a asma, pois o inverno é uma estação predominantemente seca e favorável a doenças respiratórias.
Vale ressaltar que a asma não é uma doença viral ou bacteriana transmissível. Ela ocorre em indivíduos que tenham predisposição genética, por isso é comum encontrar pessoas da mesma família que sofram da doença, embora esta não seja uma regra.
As crises de asma podem ser intermitentes (rápidas e mais de uma vez no mês) ou crônicas (longas e sintomas diários). Nos casos crônicos, podem ser classificados em leve, moderada e grave.
Com o aparecimento dos sintomas, o médico deve ser procurado para início de um tratamento adequado.
O tratamento é realizado com o auxílio de remédios. Os mais comuns são os medicamentos inalatórios, que podem ser de ação curta ou prolongada.
Quando o clima está mais seco, como no inverno, o uso dos umidificadores de ar é recomendado. Outro ponto fundamental, é que a hidratação das vias aéreas com a ingestão de bastante água.
A prática de atividades físicas também é recomendada. É importante lembrar que o exercício físico traz inúmeros benefícios à saúde dos asmáticos, mas o médico deve ser consultado para verificar as condições do paciente.