10/07/2016 - Dia da saúde ocular
O que são doenças oftalmológicas?
São doenças do sistema visual que provocam a diminuição da acuidade visual.
Quais são as doenças oculares mais comuns?
Conjuntivite - É um processo inflamatório na conjuntiva, membrana transparente que recobre toda a região branca do olho e a superfície interna das pálpebras.
São mais frequentemente transmitidas por vírus e bactérias, e seus principais sintomas são: vermelhidão ocular, presença de secreção, coceira, sensação de areia, inchaço das pálpebras e fotofobia. O tratamento da conjuntivite vai depender de sua causa.
Miopia - É uma das doenças oculares mais conhecidas, atinge qualquer idade, e manifesta-se pela visão distorcida. A pessoa míope tem dificuldade para ver de longe, mas enxerga bem de perto. Seus sintomas mais evidentes são: dificuldade para identificar objetos afastados, assistir a filmes, dirigir automóveis e muito mais. O tratamento é realizado através da utilização de óculos, lentes de contato, ou cirurgia.
Hipermetropia – Nesta patologia acontece o oposto da miopia, ou seja, a pessoa enxerga mal de perto e bem de longe. Em geral, a hipermetropia é corrigida com óculos de grau com lentes positivas ou lentes de contato que reposicionam a imagem sobre a retina. E em alguns casos, a cirurgia também pode ser indicada.
Astigmatismo – É causado pelo formato irregular da córnea, ocasionando a formação da imagem em vários focos, e eixos diferenciados. Para as pessoas com este problema, todos os objetos, tanto próximos como distantes, ficam distorcidos, ou desfocados. No tratamento, pode-se utilizar óculos, lentes de contato, ou cirurgia.
Presbiopia – Mais conhecida como vista cansada, em geral começa aos 40 anos de idade, e reduz gradualmente a visão para perto, principalmente de letras e números. A presbiopia ocorre decorrente de um processo natural de envelhecimento do corpo, e pode ser corrigida com a utilização de óculos ou lentes de contato com graduação específica para perto.
A melhor forma de prevenção destas patologias, é o diagnóstico oftalmológico precoce.